Projeto, execução e manutenção em sistemas de refrigeração
Câmara Fria
Uma câmara fria é um espaço para armazenagem, o qual possui as suas condições internas que permite o controle de sua refrigeração. São basicamente dois tipos de câmaras: Câmaras de Resfriados, com o objetivo de proteger os alimentos e produtos em temperaturas próximas de 0 ºC e a Câmaras de Congelados, com o objetivo de prolongar o período de estocagem dos alimentos temperaturas que podem chegar a baixo dos -18 ºC.
Expositor Refrigerado
Quem precisa de um refrigerador que mantenha os produtos gelados e, ao mesmo tempo, à disposição para serem prontamente encontrados e pegos geralmente aposta nos expositores refrigerados.
Por uma razão que em geral é a de atender clientes em pequenos recintos como lojas, restaurante, lanchonetes ou até supermercados, contar com eles é uma forma de ter facilmente visíveis e conservados os produtos necessários.
Sendo equipamentos que cumprem bem a função de manter sob temperatura mais baixa os itens ali armazenados, podem servir tanto para expor bebidas como frios e laticínios e conferem bastante praticidade, à medida em que podem ser como as conhecidas e funcionais “prateleiras”, mas com o benefício da refrigeração sob medida.
Ilha de Refrigeração
Na linha de expositores horizontais temos as chamadas “ilhas”, sendo que algumas servem para produtos congelados também.
Isso porque existem ilhas que vem com a chamada dupla ação, com controle de temperatura por termostato ajustável — tanto congelamento quanto resfriamento, inclusive com possibilidade de degelo frost free assim como alguns expositores verticais.
Importância da Manutenção Preventiva
É preciso ter em mente que mesmo o melhor e mais moderno equipamento frigorífico se desgasta com o tempo.
Assim, periodicamente, é natural a necessidade de checar seus componentes e realizar trocas quando necessário.
Pequenas falhas podem não danificar produtos, mas prejudicam o desempenho do sistema frigorífico que, para compensar, força seus componentes ao limite.
O resultado em curto prazo é um aumento considerável nos gastos com energia e, consequentemente, com custos de produção.
No longo prazo os esforços extras do maquinário aumentam o nível de desgaste e as chances de quebras.
A manutenção preventiva não apenas previne essas falhas, como reduz custos tanto de reposição de peças como de paradas inesperadas, aumenta a vida útil e performance dos equipamentos, além da eficiência enérgica.
Ou seja: é a melhor opção para as empresas da cadeia do frio que buscam se destacar no mercado com resultados superiores.
É importante lembrar, porém, que o investimento em manutenção deve prever um profissional especializado e capacitado.
Afinal, de nada adianta buscar se antecipar a possíveis problemas através de soluções não recomendadas ou não realizadas por uma pessoa experiente.
Essa economia pode se transformar em um prejuízo ainda maior.
Outro cuidado nesse sentido é sempre dar preferência às peças originais do fabricante de seu equipamento frigorífico.
Esse fator contribui para a melhor acomodação do sistema, além de possuir garantia.
Não deixe sua produção parar ou seus custos aumentarem repentinamente. Adote a manutenção preventiva na rotina de sua empresa.
Com ela você garante o melhor funcionamento dos equipamentos frigoríficos e os resultados de seu empreendimento.